Atua desde
1998 como atriz, palhaça, criadora e pesquisadora das potencialidades pessoais
e dramaturgia do performer, ancorada no contato com as linhas de pesquisa em
voz, criação e palhaço, transmitidas pelo Lume Teatro, em vivências com
manifestações culturais brasileiras, e no encontro com a dança Butoh através do
mestre japonês Tadashi Endo.
É Graduada em Artes Cênicas
na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra pelo
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, onde desenvolveu pesquisa
acerca do processo criativo de seu espetáculo solo Rosário.
Rosário estreou no dia 20 de novembro de 2009, dia da consciência negra, após dez anos de treinamento pessoal da atriz sobre técnicas de criação para o ator-dançarino e de pesquisas das culturas brasileiras. A peça foi contemplado pelo prêmio Culturas Negras 2008 da Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA.
Rosário estreou no dia 20 de novembro de 2009, dia da consciência negra, após dez anos de treinamento pessoal da atriz sobre técnicas de criação para o ator-dançarino e de pesquisas das culturas brasileiras. A peça foi contemplado pelo prêmio Culturas Negras 2008 da Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA.
É fundadora do grupo de
teatro Palhaços para Sempre, juntamente com João Lima, Demian Reis, Flavia
Marco Antonio e João Porto Dias. Em seus dez anos de trajetória, o grupo
consolidou-se através da pesquisa da arte do palhaço e criou diversos
espetáculos, entre eles Bafo de Amor (João Lima e Felícia de Castro), e Jardim
(prêmio duplo de melhor atriz para Felícia de Castro e Flavia Marco Antonio no
XII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE em 2005).
Criou em 2009 o curso-encontro intitulado Palhaças, bem
vindas sois vós - Estudo Prático da Comicidade Feminina, e desde então tem
realizado edições do evento para aprofundar e transmitir para outras palhaças
sua pesquisa acerca da comicidade feminina. Participou como palestrante
convidada, ao lado de Lelo Filho (A Bofetada - BA) e Pepe Nuñes (Cia Pé de
Vento – Espanha/SC) do Pensamento Giratório, em debate intitulado “O Riso, a
maneira mais inteligente de se tratar as coisas sérias”, atividade integrante
do projeto Palco Giratório do SESC.
Felícia de Castro criou em Salvador, em 2008, juntamente com
Demian reis, João Lima e Alexandre Casali, o primeiro curso técnico
profissionalizante em palhaçaria da Bahia, em parceria com a Sitorne – Estúdio
de Artes.
Entre inúmeros alunos e
alunas, em 2008, iniciou os dançarinos do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) na
arte do palhaço, ocasião em que foi assistente de direção e co-criadora de
espetáculo da mesma companhia, dirigido por Nehle Franke, intitulado S/TÍTULO –
A Hora em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros. Tem ministrado inúmeras
formações/iniciações na arte do palhaço e cursos abordando os temas de suas
pesquisas em diversas instituições.
Junto com outros palhaços de
sua geração, é uma das precursoras da retomada da arte do palhaço em Salvador,
desde que produziu em 1999, junto com João Lima, a vinda do Lume Teatro para
Salvador, para realizar o VIII Retiro de Clown e O Sentido Cômico do Corpo,
curso que representou uma formação intensiva na área da palhaçaria. O grupo
Lume realizou na cidade espetáculos e um curso de formação de palhaço que
iniciou dezessete artistas baianos na arte do palhaço, tendo sido assim responsável
pelo fortalecimento dessa arte na cidade, através dos palhaços que se
desenvolveram e seguiram formando outros artistas na profissão de palhaço.
Atuou nos filmes, Central do Brasil (Walter Salles) e
Histórias da Bahia (Sergio Machado, Araripe jr., Adyala Iglesias),
contracenando com Fernanda Montenegro e Lucélia Santos.
Estudou com Eugenio Barba,
Carlos Simioni, Ricardo Puccetti, Luis Carlos Vasconcelos, Tadashi Endo, Léris
Colombaioni, Ângela de Castro, Amir Haddad, entre outros.
Publicou os seguintes textos:
De Margarida a Cabocla – uma trilha de canções, técnicas, palhaço e memória
(Portal Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes
Cênicas), Ventos que Animam a Terra: voz-encarnação do imaginário no espetáculo
Rosário (Portal Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em
Artes Cênicas), Palhaças, bem vindas sois vós - reflexões sobre a comicidade
feminina (Revista Pã de Artes Cênicas), Palhaços para Sempre (Revista
Repertório Teatro & Dança), e Carta para Nina – resenha poética sobre uma
jornada de cura e criatividade (Revista Repertório Teatro & Dança).
LINKS dos textos:
http://www.portalabrace.org/vireuniao/processos/10.%20Felicia_de_Castro_Menezes.pdf
http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Fel%EDcia%20de%20Castro%20Menezes%20-%20Ventos%20que%20Animam%20a%20Terra%20voz-encarna%E7%E3o%20do%20imagin%E1rio%20no%20espet%E1culo%20Ros%E1rio%20-%20Corrigido.pdf
http://parevista.org/revista/index.php/component/content/article/31-colaboradores/121-felicia-de-castro.html
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/6418/4440
LINKS PARA CONSULTA:
http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Fel%EDcia%20de%20Castro%20Menezes%20-%20Ventos%20que%20Animam%20a%20Terra%20voz-encarna%E7%E3o%20do%20imagin%E1rio%20no%20espet%E1culo%20Ros%E1rio%20-%20Corrigido.pdf
http://parevista.org/revista/index.php/component/content/article/31-colaboradores/121-felicia-de-castro.html
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/6418/4440
LINKS PARA CONSULTA:
BLOG
ROSÁRIO
http://espetaculorosario.blogspot.com.br/
BLOG PALHAÇAS, BEM VINDAS SOIS VÓS
http://www.palhacasbemvindassoisvos.blogspot.com.br/
VÍDEO ESPETÁCULO ROSÁRIO – PROCESSO DE CRIAÇÃO, CENAS DO ESPETÁCULO, DEPOIMENTOS DO PÚBLICO.
http://www.youtube.com/watch?v=THmSM9Jqurs
Nenhum comentário:
Postar um comentário