felícia de castro


Atua desde 1998 como atriz, palhaça, criadora e pesquisadora das potencialidades pessoais e dramaturgia do performer, ancorada no contato com as linhas de pesquisa em voz, criação e palhaço, transmitidas pelo Lume Teatro, em vivências com manifestações culturais brasileiras, e no encontro com a dança Butoh através do mestre japonês Tadashi Endo.
É Graduada em Artes Cênicas na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, onde desenvolveu pesquisa acerca do processo criativo de seu espetáculo solo Rosário.

Rosário estreou no dia 20 de novembro de 2009, dia da consciência negra, após dez anos de treinamento pessoal da atriz sobre técnicas de criação para o ator-dançarino e de pesquisas das culturas brasileiras. A peça foi contemplado pelo prêmio Culturas Negras 2008 da Fundação Pedro Calmon/SECULT-BA.
É fundadora do grupo de teatro Palhaços para Sempre, juntamente com João Lima, Demian Reis, Flavia Marco Antonio e João Porto Dias. Em seus dez anos de trajetória, o grupo consolidou-se através da pesquisa da arte do palhaço e criou diversos espetáculos, entre eles Bafo de Amor (João Lima e Felícia de Castro), e Jardim (prêmio duplo de melhor atriz para Felícia de Castro e Flavia Marco Antonio no XII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga-CE em 2005).
 Criou em 2009 o curso-encontro intitulado Palhaças, bem vindas sois vós - Estudo Prático da Comicidade Feminina, e desde então tem realizado edições do evento para aprofundar e transmitir para outras palhaças sua pesquisa acerca da comicidade feminina. Participou como palestrante convidada, ao lado de Lelo Filho (A Bofetada - BA) e Pepe Nuñes (Cia Pé de Vento – Espanha/SC) do Pensamento Giratório, em debate intitulado “O Riso, a maneira mais inteligente de se tratar as coisas sérias”, atividade integrante do projeto Palco Giratório do SESC.
 Felícia de Castro criou em Salvador, em 2008, juntamente com Demian reis, João Lima e Alexandre Casali, o primeiro curso técnico profissionalizante em palhaçaria da Bahia, em parceria com a Sitorne – Estúdio de Artes.
Entre inúmeros alunos e alunas, em 2008, iniciou os dançarinos do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) na arte do palhaço, ocasião em que foi assistente de direção e co-criadora de espetáculo da mesma companhia, dirigido por Nehle Franke, intitulado S/TÍTULO – A Hora em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros. Tem ministrado inúmeras formações/iniciações na arte do palhaço e cursos abordando os temas de suas pesquisas em diversas instituições.
Junto com outros palhaços de sua geração, é uma das precursoras da retomada da arte do palhaço em Salvador, desde que produziu em 1999, junto com João Lima, a vinda do Lume Teatro para Salvador, para realizar o VIII Retiro de Clown e O Sentido Cômico do Corpo, curso que representou uma formação intensiva na área da palhaçaria. O grupo Lume realizou na cidade espetáculos e um curso de formação de palhaço que iniciou dezessete artistas baianos na arte do palhaço, tendo sido assim responsável pelo fortalecimento dessa arte na cidade, através dos palhaços que se desenvolveram e seguiram formando outros artistas na profissão de palhaço.
 Atuou nos filmes, Central do Brasil (Walter Salles) e Histórias da Bahia (Sergio Machado, Araripe jr., Adyala Iglesias), contracenando com Fernanda Montenegro e Lucélia Santos.
Estudou com Eugenio Barba, Carlos Simioni, Ricardo Puccetti, Luis Carlos Vasconcelos, Tadashi Endo, Léris Colombaioni, Ângela de Castro, Amir Haddad, entre outros.
Publicou os seguintes textos: De Margarida a Cabocla – uma trilha de canções, técnicas, palhaço e memória (Portal Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), Ventos que Animam a Terra: voz-encarnação do imaginário no espetáculo Rosário (Portal Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), Palhaças, bem vindas sois vós - reflexões sobre a comicidade feminina (Revista Pã de Artes Cênicas), Palhaços para Sempre (Revista Repertório Teatro & Dança), e Carta para Nina – resenha poética sobre uma jornada de cura e criatividade (Revista Repertório Teatro & Dança).

LINKS dos textos:
http://www.portalabrace.org/vireuniao/processos/10.%20Felicia_de_Castro_Menezes.pdf
http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Fel%EDcia%20de%20Castro%20Menezes%20-%20Ventos%20que%20Animam%20a%20Terra%20voz-encarna%E7%E3o%20do%20imagin%E1rio%20no%20espet%E1culo%20Ros%E1rio%20-%20Corrigido.pdf
http://parevista.org/revista/index.php/component/content/article/31-colaboradores/121-felicia-de-castro.html
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/6418/4440

LINKS PARA CONSULTA:

BLOG ROSÁRIO
http://espetaculorosario.blogspot.com.br/

BLOG PALHAÇAS, BEM VINDAS SOIS VÓS
http://www.palhacasbemvindassoisvos.blogspot.com.br/

VÍDEO ESPETÁCULO ROSÁRIO – PROCESSO DE CRIAÇÃO, CENAS DO ESPETÁCULO, DEPOIMENTOS DO PÚBLICO.
http://www.youtube.com/watch?v=THmSM9Jqurs

Nenhum comentário:

Postar um comentário